sexta-feira, 21 de novembro de 2014


"Fury" é o mais recente filme de David Ayer, e é protagonizado por Brad Pitt, Logan Lerman e Shia LaBeouf. Esta obra passa-se em Abril de 1945, em território alemão, já nos finais da segunda grande guerra. Apesar de os aliados já terem a vitória cantada, ainda há alguns pequenos exércitos alemães que tentam defender o seu território. Para tal, é convocado o sargento Don Collier, mais conhecido como Wardaddy (Brad Pitt), que tem a seu cargo um pequeno, mas valente grupo de homens, que tem como missão matar o maior número possível de inimigos, e terminar com aquela tragédia.


Quem pensa que este é apenas mais um filme é apenas mais um filme de guerra, está bastante enganado. Aqui não há heróis. David Ayer faz questão de mostrar o lado mais negro do ser humano, sem olhar se são soldados dos Aliados ou Alemães, algo que poucos têm coragem de fazer. Um facto curioso em relação a esta obra é não haver elementos nacionalistas. Não há bandeiras americanas, nem há sequer um louvor aos aliados, apenas é criticado o lado alemão.


"Fúria" é um filme bastante pesado, uma vez que mostra as atrocidades que o ser humano é capaz de cometer, quando é levado a situações extremas. Até parece um pouco assustador pensarmos que não passou assim tanto tempo que situações daquelas aconteceram. E mais ainda, sabendo que ocorrem diariamente mortes sem sentido, como aquelas que há no Médio Oriente. Destaque ainda para o realizador David Ayer, que apesar de não ser uns favoritos a vencer o Óscar na sua categoria, terá a sua palavra a dizer nas nomeações, faz aqui um trabalho quase impecável, num filme em que mostra a sua capacidade intrépida de pegar em algo que aflige a sociedade, e não ter problema em colocar isso no seu filme, algo que já tinha feito em "Harsh Times", ao realizar um final inesperado, onde todos esperavam algo mais cliché.  Nota-se, também, um bom trabalho de edição de imagem. que através das cores criadas, dá um ar mais "sujo" ao filme, digno do seu período histórico. Há ainda que destacar os trabalhos de Brad Pitt e Logan Lerman, que fizeram jus às suas personagens. Nomeadamente o de este último, que é uma estrela em ascensão de Hollywood, e apesar de alguns trabalhos mais pobres, como a saga "Percy Jackson", já tinha dado que falar no filme "The Perks of Being a Wallflower".


Concluindo, considero que "Fury" é um filme diferente do comum, que quebra diversas barreiras e os habituais clichés. Poderá acabar por não receber nenhum dos mais aclamados prémios, mas é sem dúvida um filme de qualidade, que ficará na memória de muita gente.

Nota Final: 8 em 10

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Toggle Footer